Edição 4 – 11/1/2017

Reforma da Previdência


O Engenheiro Luiz Roberto Pires Domingues Junior, que constantemente colabora com o Sinal em assuntos previdenciários, nos guindou sua análise da Reforma da Previdência que você, filiado, confere aqui na íntegra.

O especialista admite a necessidade de contínuo aprimoramento do instituto no Brasil, mas firma posição sobre só se considerar benefício previdenciário aquele concedido à quem previamente contribuiu – do contrário trata-se de assistência social, como é o caso dos rurais e parte dos militares -; e sobre o pertencimento dos recursos poupados, que são de origem do trabalhador, do empregador e de outras fontes, exclusivamente ao futuro aposentado.

Um debate que ora se inicia e deve ser um dos mais importantes do ano, visto que o governo anuncia celeridade na tramitação do assunto. É preciso jogar luz aos números e partir da realidade da nossa gente, com especial foco em nós, servidores públicos do Banco Central, como em outras situações chamados a pagar uma conta que não é primordialmente nossa.

Leia, estude, opine e se prepare. 2017 promete.

Edições Anteriores